TRABALHANDO PELA SUA SEGURANÇA

"desde 1999"

Blog da Seta

Tudo sobre inspeção veicular e inspeção ambiental.

Ultimas Postagens

Postado por em em Noticiário Seta

Via Futuro 2015

A Seta esteve representada pelo seu diretor Geral, Sr. Fabio Lemos Martins no Forum Via Futuro 2015 ocorrido na cidade de São Paulo nos dias 11 e 12 de Novembro.

Acessos: 1195 Continuar lendo

Postado por em em Notícias importantes

São Paulo e Rio de Janeiro já implantaram a medida que visa minimizar as emissões de poluentes para a atmosfera e diminuir a incidência de problemas respiratórios

 

 

Inspeção Veicular

Muito se fala sobre poluição do ar e programas para controla-la. Mas afinal, o que é inspeção veicular? Ela é uma medida que visa minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade, buscando estimular seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Em uma inspeção, os técnicos verificam os seguintes itens: se o motor está regulado; se há emissão visível de fumaça; vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento; medem os níveis de ruído, de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, os dois principais poluentes emitidos pelos carros.

Participam da vistoria os automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus. Sendo que a maior liberação de poluentes ocorre nos veículos mais antigos e nos movidos a diesel. Os carros com motores a gasolina, etanol ou flex com três anos de uso não se mostraram tão problemáticos. Enquanto que os movidos a GNV foram os piores por falta de controle sobre a instalação de kits de adaptação.

No Brasil, este procedimento é realizado na cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. A melhora do ar nesses centros ocorre com ajuda da inspeção, mas fatores atmosféricos aleatórios também influenciam, tais como a temperatura, a velocidade do vento, o movimento de sistemas de alta e baixa pressão e a interação destes com a topografia local.

Estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP comprova que, nos últimos três anos, a inspeção veicular ambiental (IVA) trouxe melhorias para a qualidade do ar e saúde dos paulistanos. Segundo a pesquisa, considerando apenas os veículos a diesel que fizeram a inspeção em 2012, foram evitadas 559 mortes por problemas respiratórios na região metropolitana, gerando uma economia de mais de R$ 74 milhões no sistema de saúde.

Acessos: 2179 Continuar lendo
Siga-nos
Curta